Estojo

Nascerá em 2020. É um projecto educativo que pretende incrementar a participação dos jovens, através das artes performativas, numa acção comunitária que lhes dá voz. Esta academia procura dar continuidade a grupos de teatro com jovens já existentes e criar mais dois promovendo, assim, a formação destes grupos com base em vectores da construção de um espectáculo de teatro - oralidade, movimento, imaginação, improvisação, escuta - assente nos métodos de trabalho de uma companhia profissional de teatro.

Cada grupo será orientado por um ou dois encenadores profissionais, com ligação ao território. Estes serão responsáveis pela construção do espectáculo, assente em premissas e com consultoria da direcção artística do LAMA. Atendendo ao público alvo, procuramos com esta academia desenvolver o espírito crítico dos jovens envolvidos no projecto e do público. ESTOJO é um projeto virado para a autonomia, proporcionando aos jovens condições para trabalharem profissionalmente e consequentemente poderem criar os seus grupos de teatro.

Mochila

Nascerá em 2021. É um Festival Internacional de Teatro para a Juventude, que vai decorrer em Faro e vai ocupar vários espaços culturais da cidade. Pretendemos ter uma programação de Teatro de qualidade, com companhias que nos visitam. Paralelamente apostamos fortemente na mediação cultural, formações informais, concertos e no projecto educativo ESTOJO que se insere dentro da MOCHILA.

Temos como objectivo criar parcerias com instituições agentes culturais, movimentos cívicos, associações locais. Confirmamos parcerias com: Município de Faro, vários Teatros e companhias, o IPDJ, associações e os vários grupos escolares existentes em Faro.